Está acontecendo uma mudança de paradigma na forma como as marcas atuam perante os consumidores. Antes era apenas a marca a falar para o cliente. Com a diversidade de meios à disposição do consumidor, principalmente digitais, a tendência é a oposta: a marca ouve e o cliente diz o que pretende em tempo real.
Formulários e Questionários são duas ferramentas de um conjunto de soluções que aproximam marca e cliente simplificando este objetivo.
Mas voltemos ao título deste artigo.
Razão 1:
O mais normal é utilizar um formulário para captar contatos. Mas acredite: Muitos não fazem algo tão simples como colocar um formulário no site para captar contatos, preferindo comprar uma base de dados para fazer envios massivos sem autorização dos destinatários.
Resultados: O formulário apresentado nessa imagem já nos gerou mais de 3000 contatos autorizados.
Razão 2:
Pergunte aos seus clientes aquilo que ele querem, ouça o que têm a dizer e se relacione com eles.
Mas atenção: vá direto ao assunto.
Questionários com muitas perguntas afastam as pessoas.
Resultados: Esse questionários de satisfação teve 183 respostas de um universo de 352 clientes.
Taxa de Sucesso: 52%
Razão 3:
O efeito viral. Uma newsletter bem construída com critérios de participação claros e objetivos e um prémio apetecível para o seu público pode fazer muito pelo aumento da sua base de dados.
Resultados: A newsletter apresentada na imagem foi enviada para 3025 pessoas, tendo um total de 2050 recomendações.
Razão 4:
Manter uma base de dados actualizada é tão ou mais importante do que adquirir novos contatos. Porquê enviar um tratamento para a calvice para toda a base de dados, quando regra geral, os homens é que padecem deste problema?
Que fazer?
Lembra-se da pergunta que fiz no início do artigo? Ainda julga que criar um formulário ou questionário tem que ser uma grande dor de cabeça?
- Não trabalhe em múltiplos softwares. Centralize os recursos.
- Procure uma ferramenta todo-o-terreno. Deve ter formulários, questionários e permitir-lhe alimentar e atualizar a base de dados evitando exportações e importações entre softwares.
- Faça você mesmo. Existem ferramentas já com modelos de formulários e questionários prontos a utilizar. Assim não há necessidade de pedir a terceiros que o faça por você.
Conclusão:
Não precisa perder dias para concluir com êxito um questionário ou um formulário. Já não é algo que um leigo não possa fazer. Reflita sobre o artigo e verá que as sugestões apontadas e muitas das ferramentas existentes no mercado têm um valor inestimável.
E lembre-se: A era da comunicação de uma via Marca-Cliente têm os dias contados. A Marca deve agora procurar criar mecanismos para saber ouvir o cliente e manter uma conversação com ele. Os questionários online são precisamente uma das ferramentas para o conseguir.
Parece ser uma pergunta tão fácil de responder…ou talvez não. Para que serve um formulário? Resposta: Para captar contatos. Simples. Para que serve um questionário? Para fazer perguntas. Simples. Porém as funções de formulários e questionários vão muito além disso…
Está acontecendo uma mudança de paradigma na forma como as marcas atuam perante os consumidores. Antes era apenas a marca a falar para o cliente. Com a diversidade de meios à disposição do consumidor, principalmente digitais, a tendência é a oposta: a marca ouve e o cliente diz o que pretende em tempo real.
Formulários e Questionários são duas ferramentas de um conjunto de soluções que aproximam marca e cliente simplificando este objetivo.