Marketplace é uma nova modalidade de comércio online onde dentro de um único site várias empresas podem vender seus produtos sem arcar com custos de um e-commerce, também chamado de shopping online ou e-shopping.
Marketplace vem ganhando destaque em vários sites na internet pela facilidade e baixo risco de investimento para lojistas e vendedores.
Este termo não é novo, vem do inglês e se refere a um lugar próprio para se fazer comércio, seja uma praça, uma área comercial, um shopping, uma feira, etc.
Mas graças a internet marketplace está virando sinônimo de e-commerce com vários vendedores e lojas independentes que podem vender os mais variados produtos e serviços, por isso podemos considerar um marketplace o novo shopping virtual.
E o quê você acha desta ideia? Já pensou em construir um site para ser um marketplace?
Aqui em meu site eu falo mais sobre isso em um artigo onde analiso três módulos que transformam uma loja Magento em um Marketplace clique aqui e saiba mais.
Gostou deste artigo? Tem mais dúvidas ou quer acrescentar sua ideia?
Deixe um comentário aqui embaixo.
Um abraço e até a próxima.
Respostas de 16
Comecei a desenvolver um Marketplace e pelo que percebi, ainda há muita dúvida e pouca informação a respeito deste tipo de loja.
Acabei avançando na base do fazendo, testando e aprendendo.
As principais dúvidas são de cunho estrutural, principalmente com relação aos subdomínios, para onde apontar as informações “web” das páginas, alteração do index, ou usar um index em cada subpastas (subdomínios), adicionar domínios ou usar domínios estacionados, usar subpastas ou redirecionamento, devo instalar cada template nas subpastas ou manter na raiz do Magento, navegação entre lojas, divisão de escopo de lojas, compartilhar ou não clientes, carrinho de compras unificado ou separado e por ai vai…
Creio que devido a essa extensa gama de opções de montagem deste tipo de loja, seja o motivo de tão pouca informação a respeito.
Percebi que o ideal é planejar a estrutura que o Marketplace deverá ter, assim é possível definir e decidir melhor pelas várias maneiras de montar o “Shopping Online”.
Um bom entendimento da estrutura de pastas do Magento ajuda bastante.
Realmente é um desafio a parte, principalmente pra alguém como eu, que já está iniciando na plataforma criando um Marketplace! rsrs
Outro desafio, depois da estrutura inicial criada, pelo menos no meu caso, é escolher a extensão de Marketplace que mais se adéqua a sua proposta de Shopping Online.
É… tomara que você traga mais dicas deste tipo de implantação para ajudar no entendimento destes fundamentos e opções! rsrsrs
Abraço!
realmente você foi bem ao fundo da questão, na verdade eu acredito que o que as pessoas realmente querem é montar uma plataforma onde outras empresas possam se cadastrar e divulgar seus produtos de forma totalmente automatizada, este com certeza não é um processo simples e é muito difícil encontrar uma solução definitiva.
Com certeza conforme eu perceba o interesse geral neste conteúdo eu trarei mais artigos sobre o mesmo.
Bom em relação a questão do MarketPlace eu tenho um projeto que tem esse perfil, na verdade são dois, eu creio que na verdade montar um Marketplace na versão Community é viavel porem mais trabalhoso que na versão enterprise que já tem uma estrutura mais voltada a esse tipo de solução, porém creio que não seja uma opção a se descartar, é uma ótima oportunidade de negócio sim o MarketPlace, devido a todas as questões já abordadas, é sim conhecer a estrutura de pastas, ter um bom host, uma infraestrutura segmentada para os serviços de Backend também fazem parte do pacote se não for a maior das maiores necessidades tendo em vista a necessidade de escalonar esse tipo de business e negócio, pois bem, breve dou mais informações sobre essas experiencias e desde já valeu Ronaldo pela sua dedicação e profissionalismo foi um prazer bater um papo contigo e espero que possamos gerar demandas para ambos futuramente.
Bora lá fazer a máquininha trabalhar, usando hoje a Versão Community 1.9.1 e um o Tema Milano adquirido no Themeforest.
Sucesso a todos e precisando podem contar com meu apoio.
Diogo Pereira
Especialista em Infraestrutura DevOps
Amazon AWS e Microsoft Azure
Magento Development
Ah… você acha que deve haver muita diferença de temas da versão 1.8 para a versão 1.9?
Digo, será que a maioria dos temas feitos para a versão 1.8 devem funcionar na versão 1.9?
Infelizmente não dá pra responder sua pergunta com um sim ou não, porque cada tema tem usa estrutura.
Eu acredito que um tema para 1.8 irá funcionar no Magento 1.9, mas será preciso fazer adaptações.
Achei bem interessante seu post e tenho algumas dúvidas a respeito que ficaria muito grato se você conseguisse solucionar para mim.
Minha dúvida é na forma de tributação.
O marketplace, assim que criado, pagará o ISS ( serviço prestado) ou ICMS (venda de mercadorias). Minha dúvida é em relação é sobre a carga fiscal auferida pelo site marketplace e não dos seus parceiros.
Obrigado!
Tributação não é minha área, fora que isso depende de como você quer que funcione, por exemplo, vai ser a prestação de serviço na forma de locação virtual? você é quem vai fazer a venda e entrega pra depois pagar os vendedores/lojistas? você vai fazer representação? Quem faz a venda? Quem paga quem e pelo o que?
O melhor é conversar com um bom contador
Amigo percebo depois de quase um ano de operação que divide as forças da minha marca e claro que o faturamento dobrou, mas até que ponto isto é saudável para a minha marca?
Difícil responder sua pergunta, eu imagino que a curto prazo estar dentro de um marketplace ajude a guinar suas vendas, porém em um certo ponto você precisa ter sua própria plataforma, mesmo que continue vendendo fora dela, mas esta é uma decisão que só cabe a você, analise seu mercado, compare as buscas do google, veja se estão procurando mais sua marca, avalie os custos de bancar sua publicidade sozinho, são muitos fatores pra citar aqui.
Show de bola! O custo de um e-commerce próprio está altíssimo. Para quem está começando os marketplaces são a melhor opção, sem dúvidas.
É uma otima opção para quem quer trabalhar com vendas